Celia Brandão, Psicóloga

Artigos

Tecnologia da informação, a crescente digitalização de processos e as relações humanas.

O desenvolvimento da TI e da Web2 aponta para questões de grande importância para nossa reflexão tais como:

1- Identidade pessoal em um mundo globalizado.

2- A falta de um lugar no mundo globalizado é resolvida de forma ficcional, no pertencer ao fluxo. Estar em movimento.

3- O problema da qualidade da comunicação versus velocidade do fluxo na busca do controle sobre a informação.

4- O mundo pós- moderno detesta tudo que é sólido e durável . O valor está na liquidez, no uso instantâneo.

5- Desapareceram as noções de público e privado. .
No MSN a introspeção cede lugar à confissão compulsiva das angústias . Teclar é estar conectado. Não há o espaço do silêncio. Estar junto no silêncio. Deixar de teclar é estar fora, excluído. Pertencemos no chat à conversa, ao fluxo de mensagens e não àquilo sobre o que se conversa.As mensagens truncadas são ligadas pelas interjeições de alguém que se intromete porque não suporta o silêncio.

6- O que vem a ser intimidade no chats de relacionamento ?
A proximidade não exige mais contiguidade física e a contiguidade física não determina mais a proximidade.
Antes a distância física era um obstáculo para o contato entre as pessoas. A proximidade virtual instala a possibilidade da comunicação sem relacionamento. Não exige laços anteriores e nem resulta necessáriamente em seu estabelecimento.Estar conectado é menos custoso do que engajar-se. Mas com a rapidez perdemos a possibilidade da construção e manutenção dos vínculos.

7- Aqui devemos pensar na Identidade imaginária Dos “Avatars”do second Life. O perigo da confusão entre a vida real e o second life.
O Outro é avaliado como companheiro na atividade solitária do consumo, cuja presença e participação ativa esta apenas a serviço de intensificar esses prazeres. A identidade imaginária dribla a dificuldade de relacionamento com a verdadeira .
No entanto, o desenvolvimento da TI tem sido uma ferramenta fundamental para ampliação do contato entre as diversas áreas de conhecimento, além de encurtar distâncias e tirar do anonimato trazendo para os blogs a literatura e a poesia, o debate livre e expontâneo sobre as angústias de nosso cotidiano.