Celia Brandão, Psicóloga

Agenda

Resenha do livro Aspectos Relevantes da Empresa familiar.

 

 

Livros lançados pelo Grupo de Estudos de Empresas Familiares.

                               Co- Autora: Celia Brandão[1].

 

                     O livro Aspectos relevantes da Empresa familiar – Governança e planejamento patrimonial sucessório da Editora Saraiva é a primeira publicação gerada pelos encontros multidisciplinares do Grupo de Estudos de Empresas Familiares (GEEF) da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas sob a coordenação da Dra Roberta Nioac Prado. Esse volume faz parte da coleção Direito em Contexto e conta com 301 páginas. A Parte I do Livro apresenta uma coletânea de entrevistas com profissionais que atuam na área de Empresas Familiares sobre as principais dificuldades encontradas na equação de problemas e acomodação de interesses em processos sucessórios. As entrevistas abrangem capítulos sobre: governança familiar e psicologia, governança corporativa, planejamento jurídico sucessório e a relação entre profissionais e clientes. A parte II do livro consta de seis capítulos interdisciplinares sobre processo sucessório em empresas familiares. A parte III trata do tema da governança familiar e gestão de impasses através de processos de mediação. A parte IV contém o relato de casos práticos de acessoria a processos sucessórios em empresas familiares. Os capítulos tratam dos temas que foram debatidos ao longo dos seminários coordenados por advogados, psicólogos, administradores e empresários que atuam junto a empresas familiares. Abrangem questões jurídicas, administrativas e psicológicas da governança corporativa e planejamento jurídico  sucessório discutidas pelos autores: Adriana Adler, Alessandra Fachada Bonilha, Amedeo Papa, Ana Luiza Isoldi, Ana Paula Cestari, Celia Brandão, Juliana G. Meyer Gottardi, Karime Costalunga, Marcos Puglisi Assumpção, Maria Fernanda Vaiano S. Chamas, Renata Silva Ferrara, Roberta Nioac Prado, Telmo Schoeler, Thomas Michael Lanz.

Os artigos dos referidos autores, provenientes de diferentes áreas de formação e diversificada experiência profissional, propiciam ao leitor múltiplas perspectivas de análise nas questões relativas à tríade: família, propriedade e empresa.

A Psicologia Analítica se faz presente no capítulo, em que trato do tema: Sucessão familiar: Identidade e Poder nas Relações Homem e mulher. Interfaces com a psicologia da família empresária. A história da família e de seus conflitos desde a perspectiva do princípio de “linhagem” até a perspectiva contemporânea de família é alvo de análise. No mesmo capítulo o processo de transformação pós – moderno das relações entre os gêneros introduz a discussão sobre a dimensão simbólica das relações entre homem e mulher. São alvo de discussão também alguns fatores de conflito de poder entre os gêneros e aspectos relevantes da construção social da identidade.

Em processos de mediação de conflitos (técnica não adversarial de negociação) e na análise de famílias e casais verifica-se que as disputas pelo poder nas relações, a rivalidade presente na disputa por herança e a não aceitação das diferenças são fatores de desmembramento familiar se os vários aspectos psicológicos envolvidos no conflito não forem considerados. Podem influir também na governança de empresas familiares na forma de disputas afetivas que foram transformadas em disputa patrimonial e por lugares ou cargos na empresa.                            

No referido volume, os conhecimentos das várias áreas e especialidades dos autores se harmonizam para transmitir conteúdo que visa auxiliar não apenas profissionais que atuem junto a famílias e empresas em processos sucessórios, como também, herdeiros e sócios em empresas familiares, assim como visa informar profissionais que desejem ampliar seus conhecimentos nessas áreas. Essa obra objetiva sobretudo salientar que as decisões tomadas em conflitos familiares no âmbito organizacional devem tomar como referência material e conhecimento advindo de várias áreas e não apenas se restringirem à aplicação da lei.

Em 23/3/ 2015 foi publicado também pela Editora Noeses, o livro   Empresas Familiares Uma visão Interdisciplinar. Nesse volume contamos com os seguintes artigos que foram selecionados e organizados pela Dra Roberta Nioac Prado:

Família Matarazzo: As práticas aparentes de governança e o planejamento sucessório de duas gerações dos autores Marcelo Rodrigues e Renato Vilela.

 O dilema das Gerações: (i) quem faz parte do núcleo familiar(ii) o dilema da  transferência de comando nas empresas familiares dos autores Luiz Kignel e Marcia Setti Phebo.

Autoridade, papel e temporalidade na empresa familiar: uma aproximação a partir       do modelo Group Relations Conferences – GRC (Tavistock) dos autores Valéria Cecilia Dorado Lisondo e Hector Rafael Lisondo.

Empresas Familiares: Uma abordagem Grupal de Marcel Paranhos Dias.

Identidade e Sucessão: interface da psicologia com as empresas familiares de     Celia Brandão.

Governança Moderna e Gestão Avançada como suporte a um ousado projeto de crescimento — Dori Alimentos de Carlos Bordin Barion.

Empresa de Transporte Urbano — um caso de despreparo em sucessão com reflexos  significativos na gestão e no resultado da empresa de Telmo Schoeler.

      A importante tarefa de desenvolver acionistas responsáveis de Mary Nicoliello.

 

       Os Conselhos de Administração, Consultivo e Familiar de Thomas Michael Lanz.

 

         Reflexões sobre o Protocolo Familiar de Renata Ferrara e Maria Fernanda Vaiano. Chammas.

         A modificação do regime de bens e a situação do patrimônio de Maria Fernanda Vaiano Chammas e Renata Ferrara.

       Gestão Patrimonial — o que fazer para proteger seu patrimônio de Marcos Puglisi de Assumpção.

       Consórcio, SCP, SPF e Planejamento Tributário de Karen Jureidini Dias

      Avaliação e Gestão dos ativos intangíveis como diferencial  estratégico

     de Ana Cristina França de Souza, Carlos Magno Sanches, Giana

     Araujo e Luiz Paulo Cesar Silveira.

      Informações confidenciais e segredo de negócio de Juliana G. Meyer Gottardi

      Obrigatoriedade do novo direito contábil, sociedade por ações e sociedade limitada

      de Edison Carlos Fernandes.

       Comentários à oferta de valores mobiliários com esforços restritos por

  empresas familiares — Instrução CVM n. 476/09 de Ilene Patricia de Noronha Najjarian. 

        Filantropia no Brasil e no mundo: uma visão geral de Marcos Flavio Azzi e Julianne Nestlehner.

1

 


[1] Membro analista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica desde 1993. Analista de casais e família. Membro Do GEEF da Fundação Getúlio Vargas.