Celia Brandão, Psicóloga

Agenda

Congresso internacional da IAAP em South Africa.

O XVII Congresso Internacional de Psicologia Analítica proporcionou a seus participantes um mergulho na experiência do outro:o outro como uma parte de mim mesmo, como arquétipo e potencialidade, ou ainda, o outro como totalidade.

A longa jornada para chegar a Cape Town, cidade de muitos contrastes, étnicos e culturais pode ser usada como metáfora para expressar a extensão e riqueza da troca entre diferentes culturas possibilitada pelo encontro.

Pudemos refletir sobre as consequências traumáticas da violência resultante da dissociação entre os conceitos de lei e de justiça na pós-modernidade que acompanha também os relatos sobre o aparthaied na África do Sul.

As palestras, workshops, posters, filmes, peças teatrais expressaram a necessidade de confronto com a sombra individual e coletiva e da construção de uma nova ética que sustente o diálogo das diferenças.

Para tal tarefa o caminho passa pelo reencontro com o inconsciente e com a riqueza do mundo instintual e ancestral.

Parte desse resgate foi proporcionado durante todo o congresso por rituais da tradição cultural africana que puderam ser compartilhados.

O Congresso pode revelar que a demanda à Psicologia Analítica na contemporaneidade é de que se constitua um verdadeiro espaço ético, de construção e resgate de valores humanos presentes na história individual e coletiva.